Ordem Hospitaleira São João de Deus – Brasil

Ordem Hospitaleira

A Ordem Hospitaleira de São João de Deus (OH) é uma Ordem Religiosa laical masculina da Igreja Católica, vocacionada para a promoção da saúde e ação social. Foi fundada por São João de Deus na Espanha, e aprovada canônicamente em 1572.

Tendo recebido como herança o carisma da hospitalidade, a nossa missão, seguindo o exemplo do nosso fundador, consiste no serviço aos doentes e às pessoas necessitadas. Materializamos a nossa maneira de viver e de agir no carisma da hospitalidade.

Atualmente a OH está presente em 52 países, constituída com cerca de 1.142 Irmãos (religiosos consagrados) distribuídos em mais de 232 Comunidades, atendendo cerca de 334 Obras Apostólicas: hospitais, clínicas, centros psiquiátricos, albergues, lares, ambulatórios, ONGs e projetos sociais diversos.

Nos países onde os serviços de saúde estão bem organizados, trabalhamos em parceria com os governos: federais, estaduais e municipais. Mas, também estamos presentes em países muito necessitados, onde os centros da Ordem atuam baseados no princípio da subsidiariedade e movidos pelo espírito missionário.

Entrada do Lar São João

Estamos a serviço dos doentes em geral. Nos últimos tempos temos dedicado muito empenho à criação de unidades de cuidados paliativos, portadores de HIV positivo, doentes de Alzheimer, etc.

Ao estarmos inseridos em sociedades tão diferentes, procuramos, a partir da nossa identidade de centros católicos, promover não só a recuperação da saúde ou a reabilitação física e social das pessoas, mas fazer também o acompanhamento da enfermidade ou do estado de marginalização. Inserimos em nossos cuidados a espiritualidade, sempre respeitando a religiosidade de cada pessoa, nos guiando pelos ensinamentos de São João de Deus e Jesus Cristo.

A OH tem sua sede em Roma, onde reside o Superior Geral, e organiza-se por Províncias. Cada Província é presidida por um Superior Provincial e constituída por várias Comunidades, as quais tomam conta das obras apostólicas.

No Brasil, somos uma Delegação da Província Portuguesa que tem sua sede em Lisboa.